20 de mar. de 2014

Paraplegia / Tetraplegia

As pessoas se acostumaram com o modelo do paraplégico sentado numa cadeira de rodas, bem penteado e arrumado, mas não imaginam que exista toda uma infra-estrutura envolvida e que a maioria, (mais de 85% dos casos), não tem condições de arcar com os custos de um tratamento. Para os que não sabem, paraplegia mata! Não a deficiência em si, mas as sequelas associadas à lesão. Os paraplégicos deparam-se com uma vida de grande incapacidade, requerendo acompanhamento e cuidados contínuos, e a experiência de inúmeros profissionais de saúde, por toda a vida. Complicações de sepse (infecção), são uma importante causa de morte nos paraplégicos, permanecendo o risco pelo resto de suas vidas. Edemas nos membros inferiores, contraturas articulares, problemas respiratórios e dor. O déficit neurológico é permanente e novos problemas de saúde podem desenvolver-se: osteomielite, fístulas e espasmos musculares, sensibilidade profunda, descontrole vesical e intestinal. Isso tudo, além de perda da função e da sensibilidade sexual, em grande parte das lesões. A imobilidade leva a ruptura cutânea (úlceras de decúbito, ou escaras) e, infecções urinárias por toda a vida. — Sei que muitas serão as interpretações de meu texto. Por mais contundente que pareça, já era a hora e o momento de se fazer conhecido nosso real sofrimento. Apesar de polêmica, defendo uma linha de pesquisas na qual sejam utilizados voluntários, quer em terapias e/ou cirurgias experimentais. — Cito exemplos: 1º transplante de coração, 1ª cirurgia de múltiplos transplantes de órgãos, 1º transplante de pulmões, rins, fígado e outros. Até mesmo cirurgias complexas, de alto risco, como a separação de gêmeos siameses. Senhores: tudo é questão de iniciativa; falta apenas um precedente. Não existe progresso sem sacrifícios, nem cura sem voluntários em terapias e/ou cirurgias experimentais. Terapias promissoras de regeneração envolvem a manipulação de células-tronco embrionárias, sim. Células-tronco adultas não se transformam em neurônio é um fato! Não se pode frear a ciência. O que está ocorrendo é o adiamento do inevitável. Eu sou voluntário, eu fiz a minha escolha. Hoje tenho excelente saúde; sequer aparento meus 43 anos, mas e amanhã? — Ninguém vivencia meu dia a dia! Ninguém pode me julgar.

Obrigado, Ricardo Oliveira


e-mail: ricardomonclair@gmail.com

Nenhum comentário:

.... a respeito do que aconteceu em outubro de 2022

...a respeito do que aconteceu em outubro de 2022 sábias palavras de um homem que dispensa apresentações. www.ricardomonclair.com #ricar...