20 de mar. de 2014

Quem sou:

Ricardo Oliveira (Monclair). Em 6 de junho de 1999, aos 29 anos, ao voltar para a casa de moto, cruzei com um “bonde de traficantes” que roubava carros num sinal de trânsito. Um dos marginais ao me avistar, após eu ter saído de uma curva próxima, correu em minha direção e, sem dizer nada, começou a disparar sua arma. Infelizmente um dos tiros acertou-me logo abaixo da axila esquerda, fraturando quatro costelas, lesionando duas vértebras e perfurando os dois pulmões. Mesmo assim não caí da moto e fugi em disparada. Alguns metros adiante, meus pés saíram das pedaleiras e as pernas ficaram totalmente estáticas e rígidas. Naquele instante, percebi que o tiro tinha acertado minha coluna vertebral e, apesar do corpo dormente e formigando do peito para baixo, continuei conduzindo a moto, mas logo o desespero tomou conta de mim. Subi em uma calçada, freei e caí. Uma vez no chão, olhei para o céu e, como em um filme, o futuro passou por minha cabeça: tudo o que imaginei naquele instante aconteceu e vem acontecendo até hoje.
Após 28 dias em coma, acordo paraplégico! Minhas pernas, frias como o mármore... Observava meus pés, e notava que os dedos começavam a se dobrar, estavam começando a atrofiar. Usava fraldas e uma sonda para urinar. Alimentava-me através de sonda também. Na hora do banho viravam-me de um lado para o outro e ainda assim feridas abriam pelo corpo, sentia-me um boneco fantoche num teatro de horrores. - Aprendi rápido que ficar paraplégico é passar uma humilhação a cada dia. Não existe essa de vida quase normal. Treze anos se passaram, sempre acreditando que hoje será melhor do que foi ontem. Ergui minha cabeça olhei adiante e determinei que as situações extremas me levariam a superação. Não permito que a rotina me acomode e que o medo me impeça de tentar. E vencer a minha paraplegia tornou-se minha obstinação!


e-mail: ricardomonclair@gmail.com

Nenhum comentário:

.... a respeito do que aconteceu em outubro de 2022

...a respeito do que aconteceu em outubro de 2022 sábias palavras de um homem que dispensa apresentações. www.ricardomonclair.com #ricar...